Gestão de Custo
Todas as empresas devem; conhecer, administrar e controlar com muita propriedade os custos e despesas gerados para a produção e comercialização de seus produtos ou serviços.
A formação do preço de venda do produto ou serviço está ligada diretamente à apuração dos custos e das despesas que por sua vez devem ser muito bem formatados pelo setor de contabilidade de custos da empresa.
Objetivos do estudo da Gestão de Custos:
a) Fornecer informações sobre a rentabilidade e desempenho de diversas atividades da empresa;
b) Auxiliar no planejamento, controle e desenvolvimento das operações;
c) Fornecer informações para a tomada de decisões.
Basicamente temos dois tipos de custos:
Custo Fixo: É a soma de todas as despesas mensais de uma empresa que esteja funcionando, mesmo que não venda ou preste nenhum serviço. São as despesas de aluguel, material de escritório, recepcionista, contador, taxa de IPTU, água e telefone. O custo fixo é também denominado de despesa.
Custo Variável: É o custo do material e dos insumos, ou seja, tudo que é consumido para você produzir ou prestar um serviço. Os impostos pela venda da mercadoria ou pelo serviço também serão parte do seu custo variável. A comissão que o vendedor recebe sobre as vendas também varia, assim como outras taxas e cobranças sobre cada produto ou serviço.
Contabilidade de Custos: São técnicas de contabilidade geral e outras técnicas extracontábeis para o registro, organização, análise e interpretação dos dados relacionados à produção ou prestação de serviços.
Finalidade da Contabilidade de Custos: Encontrar o custo do estoque a ser contabilizado e como consequência determinar a apuração do resultado.
Umas das habilidades de um administrador de sucesso é saber identificar e controlar seus custos/ despesa, muitas empresas sejam