Relatório levantamento de detalhes
682 palavras
3 páginas
1 INTRODUÇÃO A Estação Total consiste num dispositivo que é uma combinação de um teodolito e um MED (Medidor Eletrônico de Distância), possuindo um computador ou microprocessador embutido, com capacidade de realizar cálculos, tais como de determinação dos componentes horizontais e verticais de distâncias inclinadas, cálculos de diferenças de cotas e coordenadas de pontos (VEIGA.; ZANETTI e FAGGION, 2007). Com as estação totais os profissionais nos quais se utiliza de tal equipamento pode executar todas as tarefas com maior rapidez, quando comparadas a um teodolito no qual era necessário o armazenamento das informações redigidas em campo, demandando tempo em campo, ou seja, a estação total otimizou a coleta de tais informações, uma vez que são armazenadas no equipamento, isto para estações que possuem tal atributo. Os ângulos horizontais e verticais e distâncias inclinadas são automaticamente lidos com esses instrumentos e o microprocessador instantaneamente calcula os componentes, podendo ser estes dados armazenados como citados, ou transferido para coletoras de dados externos (MUNDO GEO, 2008).
2 OBJETIVO O presente trabalho teve por objetivo medir a posição das árvores presentes na poligonal, através de medidas de ângulo e distâncias.
3 MATERIAIS E MÉTODO
3.1 Materiais Utilizados:
Para tal realização da prática foram utilizados os seguintes equipamentos:
- Estação total;
- Tripé;
- Prisma;
- Bastão;
- Prancheta.
3.2 Método O método utilizado para tal prática foi de Nivelamento Trigonométrico, onde se se instalou a Estação Total, sobre o ponto escolhido (P.1) da poligonal, neste o aparelho foi nivelado e disponibilizado as informações necessárias ao aparelho, tais como: altura da estação (instrumento) e altura do bastão (alvo) que são necessárias ao instrumento. Posteriormente direcionou-se ao ponto dois (P.2), foi apontado ao prisma e somente neste ponto zerou-se o aparelho. A partir do P.1 moveu-se em direção a árvore mais