curto circuito - Rita de Cassia
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS – Parte 1
Sistemas “PU” e suas
Aplicações
PROF. RITA FIGUEIREDO
2
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS – Parte 1
Sistemas “PU”e suas aplicações:
(Capítulo 8 - Stevenson)
Na análise de sistemas elétricos é bastante cômodo o trabalho com grandezas definidas em “por unidade”. O uso de valores ‘pu’ proporciona cálculos bem mais simples do que os valores reais em A,V,VA, etc.., pois conduz a fórmulas bem mais simples, sem os fatores numéricos quase sempre presentes em circuitos trifásicos (ex:√ 3). Além disso, como veremos, facilita o trabalho com trafos.
Valor relativo de uma grandeza em pu:
É a relação entre seu valor absoluto e um outro valor da mesma grandeza tomado como referência ou base. É expressa em ‘pu’, ou 0/1 .
Seja, portanto, uma grandeza qualquer G: Gpu = G / G base ; onde G base = valor base escolhido para a grandeza G.
OBS: 1) Os valores base são tomados como escalares, portanto uma grandeza em ‘pu’ conservará o ângulo que tinha anteriormente.
2) Normalmente são tomados como base os valores nominais do circuito (embora a escolha seja totalmente arbitrária).
Os valores das grandezas escolhidos como referência são denominados de valor de referência ou valor base, e não devem ser alterados durante o desenvolvimento de um cálculo. Embora sejam de livre escolha, os valores base das diversas grandezas elétricas devem satisfazer entre si as relações normais de circuitos.
Grandezas de interesse em análise de sistemas: Tensão, Corrente, Potência e
Impedâncias. Se fixarmos valores base para duas dessas grandezas, automaticamente estarão fixadas as bases para as outras duas. Na análise de sistemas, na maioria dos casos são escolhidas bases para a tensão e a potência aparente.
Então : Ibase = Sbase / Vbase
Zbase = (Vbase)2 / Sbase
OBS : As equações não modificam-se quando expressas em ‘pu ‘ (desde que as bases sejam escolhidas de