Gestão de Custo
Análise Econômica Financeira
Makro Atacadista
Maria Fernanda Sampaio
G
MAKRO ATACADISTAS
O Trabalho trata de um estudo de caso, envolvendo a área de contabilidade e finanças numa empresa Atacadista presente em grande parte do território brasileiro. O objetivo deste trabalho foi à análise financeira dos demonstrativos financeiro da empresa, identificando o problema principal responsável pela queda do lucro líquido. .
O Makro Atacadista S.A. (“Empresa” ou “controladora”) opera uma cadeia de 76 lojas atacadistas (2010 - 76 lojas) de baixo custo no sistema de auto-serviço, sob o nome “Makro”, que vende uma grande variedade de produtos alimentícios e não alimentícios à vista, preços reduzidos e em grandes volumes, para clientes cadastrados. Adicionalmente, a Empresa possui como parte de suas operações, 71 restaurantes e 31 postos de gasolina localizados em áreas contíguas a algumas de suas lojas.
A Empresa é uma sociedade anônima de capital fechado com sede em São Paulo, Estado de São Paulo. A controladora final da Empresa é a SHV Holdings NV, com sede na Holanda.
As demonstrações financeiras foram preparadas considerando o custo histórico como base de valor e ativos e passivos financeiros mensurados ao valor justo. A preparação de demonstrações financeiras requer o uso de certas estimativas contábeis críticas e também o exercício de julgamento por parte da administração no processo de aplicação das políticas contábeis da Empresa.
Em 2009, o Makro comemorou 37 anos de atividade no mercado brasileiro. Durante todo este tempo, a empresa, por meio de seu modelo de operação, focado no atacado de auto-serviço, teve como missão ser um canal eficiente para seus fornecedores na distribuição de produtos aos clientes profissionais - revendedores e transformadores de alimentos. Somado a isso, trabalhou para o desenvolvimento e a profissionalização dos pequenos e