Sócrates e os Pré Socráticos
Os homens começaram a filosofar, agora como na origem, por causa da admiração, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das dificuldades mais simples; em seguida, progredindo pouco a pouco, chegaram a enfrentar problemas sempre maiores, por exemplo, os problemas relativos aos fenômenos da lua e aos do sol e dos astros, ou os problemas mas relativos à geração de todo o universo. Ora, quem experimenta uma sensação de dúvida e de admiração reconhece que não sabe. (...). http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=29
Podemos dizer, portanto, que a filosofia é própria do ser humano que possui a capacidade de pensar e, pensando, se questiona e se admira com os fatos da vida. Interessante também notar que a filosofia é uma palavra de origem grega. Ela é constituída pela reunião de duas outras palavras gregas: “ philia” e “sophia”. O termo grego “philia” pode ser traduzido por “amizade”, “afeição”, “amor”. Já o termo “sophia” costuma ser traduzido por “sabedoria”.
É importante dizer que não existe uma única filosofia, mas sim filosofias, pois a multiplicidade de pensamento formou o que nós chamamos de tradição filosófica ocidental. A filosofia é como uma viagem ao desconhecido!
TEMA I
A ORIGEM DO FILOSOFAR
I. Agora que você já sabe a origem do filosofar, exercite seus conhecimentos.
1. Identifique no texto do filósofo Aristóteles, apresentado anteriormente, o que leva o ser humano a filosofar? Você concorda com a posição do Aristóteles? Por quê?
De acordo com Aristóteles, o que levou o homem a filosofar foi a admiração que ele tinha para com as coisas. Essa admiração os deixavam perplexos diante das dificuldades mais simples, e isso gerou curiosidade. Sim, porque com a admiração veio a curiosidade de saber como aquelas coisas realmente funcionavam. Essa curiosidade permitiu aos homens a elaboração de teorias para tentar explicar tudo o que existe e o que acontece no