A CONSCIÊNCIA MÍTICA E CONCEPÇÃO FILOSOFICA
A CONSCIÊNCIA MÍTICA
CONCEPÇÃO FILOSÓFICA
Antonia Renata, Cassiano Moura, Edinalda Sabino e
Rosangela Viana.
A CONSCIÊNCIA MÍTICA
A CONSCIÊNCIA MÍTICA
O homem não se percebe como sujeito propriamente dito. Não comanda a sua própria ação, sua experiência não se separa da experiência da comunidade, mas se faz por meio dela.
MEDUSA
Medusa é o símbolo da mulher rejeitada, e por isso, incapaz de amar e ser amada. Odeia os homens na figura do deus que a seduziu e a abandonou. Também odeia as mulheres por ter sido transformada de uma bela mulher a um terrível monstro. Sua condição de monstro é fruto da vingança; por culpa de um homem deus e uma deusa mulher. Medusa é a própria infelicidade e seus filhos não são humanos nem deuses.
MEDUSA
CICLOPES
Um ciclope, da mitologia grega, era um membro da raça original de gigantes, caracterizado por um único olho no meio da sua testa, e seu nome significa “olho redondo”.
Essencialmente, esses seres fantásticos são distribuídos em três diferentes espécies, ou raças: os urânios, filhos de Urano e Gaia, os sicilianos, filhos do deus dos mares, Poseidon, e os construtores, que provêm do território da Lícia.
CICLOPES
HÉRCULES
Hércules foi um grande herói da Mitologia
Grega. Filho de Zeus e da mortal Alcmena, que era esposa de Anfitrião. A deusa Hera, esposa de
Zeus, enciumada pela traição, provocou em
Hércules quando adulto, um ataque de fúria, que o levou a matar sua esposa Mégara e seus três filhos. Como punição pelo crime, o oráculo de
Delfos o incumbiu de doze tarefas de extremo risco. Essas tarefas são chamadas de “Os doze trabalhos de Hércules”.
HÉRCULES
CONCEPÇÃO FILOSÓFICA
CONCEPÇÃO FILOSÓFICA
Resultado de um processo lento através do tempo, preparado pelo passado mítico.
PRÉ-SOCRÁTICOS
PRÉ-SOCRÁTICOS
Os pré-socráticos são os filósofos da natureza, procuravam encontrar explicações naturais para os processos da natureza.