Capítulo 3 - LIDERANÇA - Gestão de Pessoas
“ Arte de educar, orientar e estimular as pessoas a persistirem na busca de melhores resultados, num ambiente de riscos, desafios e incertezas”
Uma equipe de líderes é mais eficiente que o líder único.
Líderes são importantes em todos os níveis. Quando são bons no escalão intermediário, se tornam melhores quando chegam ao topo.
LIDERANÇA É COMO A BELEZA. DIFÍCIL DE DEFINIR, MAS FÁCIL DE RECONHECER.
Líder Cidadão: “ Qualquer pessoa simples que esteja à frente de um empreendimento bem-sucedido da periferia, pequenos empresários, autônomos, gente comum que dá certo e que, dentre outros atributos, faça da ética seu maior valor, oriente suas ações para o bem e para a justiça social, pratique a sustentabilidade plena, faça acontecer e envolva e instigue outras pessoas” Vianna
Liderança: Influência de uma pessoa dentro do grupo.
Papéis e Cenários:
Chefe: Autoridade formal – autonomia para representar, comandar e decidir, no âmbito da sua função.
Gerente: Figura do chefe reforçada por conhecimentos técnicos específicos e exercício pleno das funções administrativas
Gestor líder: Influencia a equipe sendo por ela legitimado. Representa e conduz a equipe em determinadas situações temporárias ou definitivas.
Poder : Capacidade de conseguir que alguém faça algo que você quer que seja feito, ou a capacidade de fazer as coisas acontecerem do modo que você quer.
Um líder usa o poder para fazer com que os objetivos do grupo sejam alcançados ao passo que o poder representa o atalho que abre espaço para essa conquista. Os dois conceitos dialogam, mas não se confundem nem se sobrepõem.
Bases do Poder
Krumm 2005 – Poder hierárquico x Poder pessoal
- Hierárquico: origem no título e no status do cargo:
1. Poder Legítimo: representa a influência da posição organizacional formalmente ocupada pelo líder;
2. Poder de recompensa: é a autoridade baseada na capacidade que o líder tem de conferir recompensas aos seus seguidores
3. Poder