Matriz de competências
Gerente de Organização Escolar
[pic]
[pic] [pic]
Versão: 2012
Matriz de Competências
"Não importa o quão pequeno ou sem importância o que estamos fazendo possa parecer. Se o fizermos bem, isso pode em breve se transformar no passo que nos guiará para coisas melhores." Channing Pollock
A finalidade primeira da escola é contribuir com o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação adequada para o trabalho. Neste contexto, o gerente de organização escolar não pode ser considerado um ator deslocado deste contexto. Isto significa que a função do gerente é promover a educação. Esta perspectiva entende que a promoção da educação não ocorre apenas por meios pedagógicos clássicos de ensino, mas também nas atividades de gestão integral da escola, garantindo seu bom funcionamento e sua integração com a comunidade de forma harmoniosa.
A escola está inserida em um contexto econômico e social da qual não pode ser apartada. As competências do gerente de organização escolar devem considerar estas variáveis. Sendo parte de uma comunidade, com a qual deverá estar plenamente integrada, uma competência essencial para o profissional que assumir a função de gerente é a capacidade de se colocar no lugar do outro, ouvir e perceber as demandas da comunidade, assim como ter pro atividade para empreender o futuro, resolvendo problemas antes mesmo que se tornem incontornáveis. Uma de suas principais atividades é trabalhar com pessoas, sejam pessoas internas à organização – diretor, docentes, servidores da escola e alunos – ou externas – lideranças comunitárias, representantes de associações, pais, servidores da Diretoria Regional de Educação. A comunicação e a resiliência, em todas as suas vertentes, são essenciais para este profissional.
Outro fator que favorece o alto desempenho para o Gerente de