O que é filosofia
O que é filosofia.
“São diversas as maneiras pelas quais o homem entra em contato com o mundo que o cerca, dependendo das circunstancias e necessidades, bem como do tipo de cultura em que ele está inserido. Em geral, destacam-se as abordagens mítica, religiosa, artística, cientifica, filosófica e do senso comum.”p.104.
“Quando as relações sociais se tornam mais complexas, a economia é incrementada, exigindo o contato com outros povos e, muitas vezes, se faz necessário um sistema de notação escrita.”p.104.
“É bem verdade que o desenvolvimento do pensamento reflexivo não decreta a morte da consciência mítica, pois o mito, mesmo entre os povos ditos civilizados, ocupa um lugar de destaque como forma fundamental de todo viver humano.”p.104.
“Chamamos de senso comum esse tipo de conhecimento empírico, adivindo da herança recebida por um grupo social e que se desenvolve a partis das experiências fecundas que continuam sendo levadas pelos indivíduos da comunidade.”p104.
“O senso comum é fragmentário, difuso e, num primeiro momento, não questionado, pois é um conhecimento ametódico e assitemático .”p.105.
“Outra forma de abordagens do real é a ciência, conquista relativamente recente da humanidade, tendo surgido no século XVII, quando Galileu deu as bases de um revolucionário método científico.”p105.
A filosofia surgiu na Grécia, por volta do século VI a.C. A grande aventura intelectual não começa propriamente na Grécia continental, mas em suas colônias, a Jônia (metade sul da costa ocidental da Ásia Menos) e a Magna Grécia ( sul da Península Itálica e Sicilia).”p.105.
“A filosofia nascente rejeitava as interpretações míticas que, bascadas no sobrenatural, aceitavam a interferência de agentes divinos nos fenômenos da natureza.”p.105.
”A filosofia surge, então, como um pensamento reflexivo que busca a definição rigorosa dos conceitos, a