Resumo, Pré-Socráticos, Sócrates e os Sofistas, Platão
OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
SÓCRATES E OS SOFISTAS
PLATÃO
Fabiana
Rachel
Rio de Janeiro
2013
Universidade Estácio de Sá – Unidade Norte Shopping
Faculdade de Psicologia
Curso de Filosofia
Professora: Liana Furtado Ximenes
Trabalho elaborado por: Rachel do Nascimento Barcelos; Fabiana
Matrículas:
Turma:
Turno:
Introdução: Este trabalho consiste em um resumo acompanhado de uma resenha crítica sobre os filósofos pré-socráticos, Sócrates e os Sofistas e Platão.
Os Filósofos Pré-Socráticos
Os filósofos pré-socráticos são considerados os primeiros filósofos, eles viveram por volta de 470-399 a.C., antes de Sócrates. As obras desses filósofos foram, na sua maioria, perdidas na antiguidade, talvez nem tenha havido obras escritas, já que naquele tempo a cultura filosófica era essencialmente obtida através de discussões e debates e não como texto, trazendo assim, uma grande dificuldade na interpretação e discussão de suas filosofias. As duas principais fontes sobre suas filosofias são a doxografia, que consiste em sínteses de seus pensamentos e comentários a eles feitos por autores de períodos posteriores; e os fragmentos, que são citações de passagens dos próprios filósofos, encontradas em obras posteriores. A principal fonte de conhecimento desta época encontra-se na obra “Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres”. Os filósofos pré-socráticos estão divididos em duas fases.A primeira fase está dividida em duas correntes:
Escola Jônica:
Tales de Mileto, considerado o primeiro filósofo, pois ele inicia um estilo de pensamento (filosofia) e da visão do mundo, algo que não acontecia antes.Segundo Tales a água era um elemento primordial, que daria início a todas as coisas. Ele também defendia a importância do pensamento crítica. Tales buscava respostas a partir de uma realidade natural, sem referência mítica.
Anaximandro, foi o primeiro a utilizar o termo “arqué” - o