Gestão de conhecimento
gestão do conhecimento
cláudia cristina cipriani
resumo
se o conhecimento se revela como o combustível essencial para todas as organizações em nossos dias, não é mais possível empregar pessoas que não saibam zelar do saber tão precioso, não dando também para deixar de preparar os colaboradores em ação para que aprendam a cuidar do conhecimento organizacional.não se “gerencia” pessoas. a tarefa é liderar pessoas. a meta é tornar produtiva as forças e o conhecimento específicos de cada pessoa. gestão do conhecimento é uma viagem e não um ponto de chegada. é uma conquista e não uma aquisição. é mais ser do que ter.
palavras-chave: conhecimento. capital. gestão. produzir.
podemos afirmar que a economia do conhecimento segue uma nova lógica econômica. o conhecimento difere radicalmente de todas as outras commodities, porque não segue a teoria da escassez. ao contrário, segue a teoria da abundância. se vendemos alguma coisa, por exemplo, um livro, não o possuímos mais, já o conhecimento, se passarmos a diante só iremos multiplicar.
tratada como um modelo de gestão dedicado a alavancar, multiplicar e gerar riquezas a partir do capital intelectual e do conhecimento da organização, a gestão do conhecimento é um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional. atualmente as verdadeiras promessas de geração de riquezas estão no conhecimento.
hoje, o grande patrimônio deixou de ser terras, máquinas ou propriedades. a verdadeira capacidade da empresa, sociedade ou o meio prosperar, perpetuar e gerar riquezas está, de fato, muito mais no capital intangível do que no capital tangível.
só para ter uma idéia do valor do conhecimento em nossos dias, nós mandamos navios carregados de soja para os países ricos. mas um navio de soja exportado pode valer menos que uma nova cultura de bactérias que importamos, por exemplo.
a gestão do conhecimento exige principalmente atenção