Gestão de conhecimento
Turma 1 de Administração 2º bimestre
Desenvolvendo a gestão do conhecimento organizacional
A teoria do conhecimento se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. A investigação na área da gestão do conhecimento está ligada à várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc.
A gestão do conhecimento tem como objetivos Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias, permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos, apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas, dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário.
O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização.
Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
A gestão do conhecimento nas empresas é essencial para que ela cresça e inove cada vez mais, porém, ainda na maioria delas ainda não existem políticas bem definidas de como gerir o conhecimento, que por mais incrível que pareça, é o patrimônio mais importante.
Para que a gestão do conhecimento seja desvendada e colocada em pratica nas organizações, é necessário compreender algo que já está mais dissolvido nas empresas orientas que é a importância de trazer para a empresa o conhecimento tácito de cada um de seus