Meio ambiente
REGIAO METROPOLITANA DE SÃO PAULO – ABASTECIDA POR 28 DELAS (ETAS)
MUNICIPIOS DO INTERIOR E LITORAL DO ESTADO – ABASTECIDA PELA OUTRAS 185
O TRATAMENTO DE AGUA É DIVIDIDO EM FASES, TODOS PASSAM POR UM CONTROLE DE DOSAGEM DE PRODUTOS QUIMICOS E E PADROES DE ALTISSIMA QUALIDADE. PODENDO DIVIDI-LAS NAS SEGUINTES ETAPAS:
PRE-COLORACAO: ASSIM QUE A AGUA CHEGA A ESTAÇÃO, É COLOCADO O CLORO, RETIRANDO QUALQUER TIPO DE MATERIA ORGANICA E METAIS.É Uma das técnicas mais antigas no tratamento da agua, reduzindo o índice de mortalidade infantil e redução das doenças provocadas pela agua contaminada.
PRE-ALCALINIZAÇÃO: Passado pela Pré-coloração, a água recebe cal ou soda, para ajustar o Ph aos valores exigidos nas fases do tratamento. ( O índice Ph refere-se à agua ser um acido,uma base, ou nenhum deles ( neutra)Ph7, abaixo de 7 é acido e um Ph acima de 7 é básico ou alcalino. Para o ser humano , é recomendado um Ph entre 6 a 9,5.
Coagulação: É adicionado sulfato de alumino, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de violenta agitação da agua, fazendo com que as partículas de sujeira fiquem eletricamente desestabilizadas.
Floculação: Neste processo consiste em misturar lentamente com a agua, para provocar a formação de flocos com as partículas
Decantação: Passa a agua por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados pelo processo de Floculação.
Filtração: Atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito, para reter a sujeira que restou no processo anterior.
Pós-Alcalinização: Faz-se a correção do pH da agua, evitando a corrosão ou incrustação das tubulações.
Desinfecção: Sendo a ultima adição de cloro na agua, antes de sair da Estação de tratamento, proporcionando aos consumidores uma agua isenta de bactérias e vírus.
Fluretação: Para evitar caries aos consumidores, é adicionado flúor.
Quando se