Gestão de conhecimento
1 - Para os administradores ocidentais, o termo “redundância” tem conotação de duplicação desnecessária e de desperdício. Mas o que significa a redundância na criação do conhecimento na visão das empresas japonesas?
2 - Existem algumas barreiras para a criação do conhecimento. Quais são elas. Barreiras individuais: Resistência à mudança da auto-indentidade;
Barreiras organizacionais: O problema com paradigmas da empresa.
3 - Cite 4 Barreiras organizacionais para a criação do conhecimento?
No momento em que o individuo estiver passando o seu conhecimento para um grupo existe a necessidade de uma linguagem legitima para o melhor entendimento de todos.
Toda organização tem sua missão,visão e valores, que surgiu da história dessa organização.Trazendo dificuldades às pessoas para expressar o que pensam, e que muitas das vezes pode ser até contraditório ao que já existe.Prejudicando a criação e inovação da organização.
Os procedimentos pode tanto auxiliar na eficácia da produção como também pode deixar de ser eficiente. “Por sempre ter sido assim, deve continuar assim” esse é o pensamento de muitos colaboradores, bloqueando a solução de novos problemas. O sucesso passado, não será da mesma forma agora.Pois, tudo muda.
Os Paradigmas de uma empresa é o que constituem as estratégias da empresa, a visão, a missão e os valores. Por isso, de todas as barreiras ela é a mais abrangente, por definir os objetivos da empresa, as metas, envolve todos os procedimentos da organização de uma maneira que as pessoas possam trabalhar em harmonia em grupo.
4 - De acordo com as teleaulas, o que você entende por modelo SECI?
Para a criação do conhecimento é fundamental a existência dos modos de conversão SECI, que pode passar do conhecimento tácito para o conhecimento explicito, ou vise-versa.Expandindo a sigla SECI:
Socialização:
De tácito pra tácito, ou seja, o individuo(A) compartilha a sua experiência ao individuo(B), esse que cria