Gestão da Qualidade e Produtividade nas Organizações
Curso: MBA em Marketing
TRABALHO INDIVIDUAL
Gestão da Qualidade e Produtividade nas Organizações
Professor:
Maringá, 24 de Abril de 2013.
1.Faça uma pequena descrição da sua interpretação de cada um dos 7 princípios da qualidade discutidos no módulo A.
KAIZEN:
Kaizen é um conceito japonês que significa melhoria contínua no dia-a-dia, ou seja, é sempre possível melhorar, todos os dias há algo para se aprimorar e evoluir dentro de uma empresa. Para essa melhoria, deve haver um esforço conjunto dos membros da organização, o trabalho em equipe é essencial e cada um deve buscar desenvolver suas atividades de forma que haja sempre o desenvolvimento nos processos e mudanças inovadoras que alavanquem os resultados.
FOCO DO CLIENTE: Para se ter um cliente satisfeito, antes de tudo, é necessário entendê-lo. Nem sempre a nossa percepção é a mesma do cliente, então é necessário saber o que ele busca, do que gosta, no que confia e assim poderemos alinhar os valores da organização com os valores desse consumidor. A qualidade deve ser percebida mas há de se ter cuidado, pois há diferentes tipos de clientes como no óbvio exemplo, homens e mulheres. Essa percepção é realizada de formas muito diferentes por cada um, então é preciso focar no que esse tipo de consumidor deseja, entendê-lo a fim de preencher suas necessidades.
FATOS E DADOS: O controle dos processos dentro de uma organização é muito melhor compreendido e eficiente com o levantamento de fatos e dados. Se há um problema ocorrendo, o caminho para se tomar as decisões inerentes é saber quais os indicadores vitais do processo e assim detectar onde, quando e como está acontecendo para que se chegue a solução. A utilização de gráficos é essencial para se chegar as informações inerentes.
AVALIAÇÃO PERMANENTE: A auto avaliação é outro ponto importante para manter a empresa em constante evolução. Um bom caminho para entender esse princípio é o termo da aviação