exclusão
MESTRADO EM DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
ANTONIO WILSON PEIXOTO DA SILVA
RELATÓRIO:
SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO EM UMA ESCOLA.
JUCURUTU
06/2013
ANTONIO WILSON PEIXOTO DA SILVA
RELATÓRIO:
SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO EM UMA ESCOLA.
Atividade acadêmica apresentada à Professora e Mestre Antônia de Araújo Farias como requisito para obtenção de nota na disciplina de Educação Inclusiva do curso de Mestrado em Docência da Educação Brasileira.
JUCURUTU
06/2013
“Vocês riem-se de mim por eu ser diferente, e eu rio-me de vocês por serem todos iguais”. Bob Marley.
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como enfoque principal a observação de um exemplo de exclusão em uma escola pública a fim de descobrirmos as causas e as consequências desse problema social para a família, a escola e a sociedade. Como esse não é um tema isolado, iniciamos o trabalho definindo o significado e a origem do termo exclusão, e destacando alguns pontos sobre a exclusão no nosso país e consequentemente seus males para o século em que vivemos; bem como, a necessidade que essa dificuldade exige de todos nós uma tomada de atitude drástica e urgente.
2. DEFINIÇÃO
Exclusão social refere-se a dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo de uma determinada sociedade. Estes grupos excluídos ou, que sofrem de exclusão social, precisam assim de uma estratégia ou política de inserção de modo a que se possam integrar e ser aceitos pela sociedade que os rodeia.
O termo exclusão social teve origem na França e, no modo francês de classificação social, neste caso, especificamente relacionado com pessoas ou grupos desfavorecidos. O sociólogo francês Robert Castel