Exclusao
Introdução
No âmbito do módulo 11- Exclusão Social e Minorias étnicas da disciplina de Comunidade e Intervenção social, escolhi fazer sobre a Etnia Cigana porque na sociedade cada vez mais existe preconceito contra outras etnias e raças, e queria saber mais sobre esta etnia e os preconceitos e dificuldades á volta desta mesma.
Neste trabalho irei falar sobre esta etnia a vários pontos como: como vivem, as suas dificuldades, o porque desta sociedade ser excluída e também porque é que esta etnia muitas das vezes se excluem da nossa sociedade.
Definição do conceito de exclusão social
Exclusão social é a situação da pessoa ou grupo de pessoas que vivem em condições diferentes da maioria do grupo social em que se inserem. Diz respeito não só a condições de pobreza material, como de carências nas áreas da habitação, educação, saúde, cultura. Os grupos sociais mais afetados são os idosos, as mulheres e as minorias étnicas. São exemplos disso os sem-abrigo, crianças de rua, etc.
Os principais fatores de exclusão são: * A evolução do mercado de emprego e em especial, o desenvolvimento do desemprego de longa duração; * Transformação das estruturas familiares, aumentando o numero de pessoas isoladas; * As modalidades segundo as quais as políticas sociais e os poderes políticos se adaptam a estas transformações.
Ilustração 1- Bandeira do povo rom
A contextualização
O termo surge no dicionário definido como: trapaceiro, ladino e traficante, e é ainda apelidado pela população em geral de avaro e impostor.
A discriminação e marginalização de que cedo foram alvo, obrigaram a um grande