Exclusão
A exclusão é parte integrante do sistema social, produto de seu funcionamento; assim, sempre haverá, mesmo teoricamente, pessoas ou grupos sofrendo do processo de exclusão. Pessoas, ou grupos podem ser excluídos, por exemplo, em relação a seu gênero, opção sexual, aparência física, excluídos do universo do trabalho, da educação, da saúde, excluídos do universo social como um todo (portadores deficiência física, sensoriais, mentais, desempregados...).
A exclusão social vem se agravando cada vez mais, em termos de quantidade (é cada vez maior o numero de pessoas que se sentem desprotegidas, sem apoio.) e em intensidade (é cada vez maior o numero de pessoas vivendo a baixo da linha de miséria.).
A maior parte dos processos de exclusão social está relacionada e tem consequências diretas nas condições econômicas dos grupos populacionais, e se fazem mais presentes em situações de intensa pobreza e desigualdades sociais.
No vídeo proposto no trabalho, mostra a exclusão de um senhor que viveu 30 anos em um asilo no interior de São Paulo, excluído totalmente da sociedade, pois era portador de hanseníase. Ele relata sua tristeza, sua indignação do que foi obrigado a passar todos esses anos. Conta que não pode nem dar o ultimo adeus a seu pai, que os familiares iam visita-lo, mas não poderiam chegar menos de 7 ou 10 metros perto dele.
Acho isso uma falta de humanidade, de sensibilidade com o ser humano. O ser humano tem o direito de ser livre, de ir e vir a hora que quiser. Os presidiários, por exemplo, estão