Gestão Contemporânea
Antes de qualquer ensaio acerca das competências designadas no questionamento acima, devemos considerar que, para exercer seu papel o administrador deve primeiramente identificar-se com a missão e valores da organização, além de estar plenamente engajado com seus objetivos. Atendidas estas premissas podemos nos debruçar sobre a questão proposta, e para o desenvolvimento desta tarefa, podemos ancorar nosso trabalho no “Decálogo do Administrador Excelente” que nos foi apresentado no material didático desta disciplina.
A começar pela eficiência, o administrador precisa utilizar-se das competências interpessoais e técnicas para mapear os recursos disponíveis e encontrar a melhor forma de utilizá-los. Através da competência interpessoal o administrador irá “circular” entre os diversos níveis hierárquicos, possibilitando a identificação dos recursos humanos, transmitindo a eles de forma bastante clara os objetivos para os quais todos estão empenhados, entendendo os principais membros que compõe a organização e sua importância no processo. Da mesma forma, através da competência técnica o administrador irá planejar e gerir os recursos humanos e materiais, potencializando a utilização destes recursos e evitando assim desperdícios e descontentamentos que podem comprometer o resultado esperado pela organização.
Voltando nossa atenção para o segundo nível da gestão, percebemos que para uma gestão eficaz o administrador precisa, além de estar amplamente comprometido com os objetivos da organização, elaborar um plano de ação e concentrar todos os esforços na sua realização. Mas tamanho empreendimento também requer outras habilidades, pois o administrador deve sobre tudo utilizar-se de seu poder para dispor de todos os recursos necessários para o desenvolvimento do