gestao contemporanea
O administrador além de se preocupar com o estado atual da empresa, deve se projetar adiante, visualizando os objetivos estabelecidos de maneira a alcança-los. Para que consiga fazer isto, deve usar do planejamento, pois este é focado nas decisões antecipadas para se atingir os resultados futuros da melhor maneira possível.
Devido a variedade de ambientes onde a organização pode estar inserida, os tipos de planejamento variam, segundo Ackoff, existem três fomas de ação para se planejar.
Planejamento Conservador, voltado mais para a estabilidade da atual situação da empresa, apenas sanando eventuais problemas internos, usando como base experiências passadas, esse tipo de planejamento é visto quando o ambiente é estável e previsível.
Planejamento Otimizante, visa explorar as inovações para melhor adaptar as atividades internas da empresa, ocorre quando o ambiente é dinâmico e incerto.
Planejamento Adaptativo, voltado para o futuro da organização , uma vez que se preocupa com eventuais contingências que possam ocorrer, devido a mudanças no ambiente onde está inserida a empresa, trabalha também no ambiente dinâmico e incerto.
Para se elaborar qualquer planejamento é necessário que se estabeleçam seis passos bem definidos, sendo estes, definição dos objetivos, verificação da situação atual da empresa com relação aos objetivos estabelecidos, desenvolvimento de premissas quanto às condições futuras, analisar as alternativas de ação, escolher um curso de ação, implementar o plano final e avaliar os resultados.
Com um planejamento elaborado de forma correta o administrador pode trazer uma série de benefícios para empresa, dentre eles podemos citar três, uma maior visão de futuro e de como se adaptar a este (flexibilidade), melhor habilidade para entender e atender seu cliente (foco) e melhor administração do tempo, uma vez que com o plano traçado o administrador consegue seguir este sem desviar por conta das adversidades diárias da empresa.
O