gestao contemporanea
Segundo Chiavenato (1994, p.146), “liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais”.
Nos dias atuais, as organizações procuram adotar mais a presença de um líder, alguém que tenha a habilidade de trabalhar com pessoas e, ao mesmo tempo, trabalhar as pessoas, com o intuito de gerar resultados para a empresa mas, também, gerar satisfação pessoal aos colaboradores procurando mantê-los motivados, em um ambiente agradável e livre onde possam se expressar e serem ouvidos. Entretanto, algumas empresas ainda procuram se manter presas, seguindo normas e regras que impedem o colaborador de pensar e agir, tornando tudo bastante complexo e burocrático.
A liderança é uma habilidade que passou a ser necessário em todo tipo de organização sendo ela um processo social que visa influenciar o compartamento das pessoas em um meio. A capacidade que uma pessoa possui de influenciar outras pessoas com o intuito de se alcançar um objetivo.
“Deem ordens ao seu chefe o quanto antes; experimentem fazer isso logo no início. Se ele for o tipo certo de chefe, nada o agradará mais; se não for, ele não é a pessoa certa com quem vocês devam ficar”. Na realidade, propor algo ou não concordar com o chefe é uma coisa, “dar ordens ao chefe” já é outra completamente diferente. Todo o processo nas organizações estão mudando mas deve manter-se o respeito e seguir-se a hierarquia, uma vez que, até nos