Gestão comercial
A opção e adopção de uma estratégia organizacional é uma dimensão essencial para uma organização ocupar uma posição no mercado. A estratégia organizacional envolve a definição de prioridades e de actividades consentâneas com a mesma. O posicionamento estratégico de cada organização implica desenvolver actividades diferentes daquelas dos concorrentes ou então realizar as mesmas mas, de modo diferente. O ajustamento das actividades é essencial para a obtenção de vantagens competitivas, mas também para obter vantagens sustentadas. A sustentabilidade da organização resulta da actividade realizada como um todo e não de uma parte isolada da organização sendo esse todo a chave do seu funcionamento efectivo.
As estratégias são orientações centrais para as decisões, objectivos, resultados do negócio , tipo de organização económica e humana que se pretende ter, e ainda para a definição da natureza das contribuições a dar aos accionistas, colaboradores, clientes e comunidade.
Em qualquer tipo de organização o conceito de estratégia organizacional apela para o todo da empresa enquanto o conceito estratégia de negócio é menos claro, e define a escolha do tipo de produto, serviço e mercado onde pretende actuar. O conceito de estratégia de negócio é a orientação para o modo como se irá competir num dado ramo ou tipo de negócio e o respectivo posicionamento entre os concorrentes.
A estratégia organizacional define o negócio com o qual a organização irá competir e focaliza o recurso competências distintivas transformando-as em vantagens competitivas. Ambas as componentes são resultados de um processo de gestão estratégica da organização.
A estratégia organizacional é um processo organizativo que de certa maneira é inseparável da estrutura, comportamento e cultura da organização onde o aquele se desenvolve. Deste processo podemos extrair dois aspectos importantes: o primeiro respeita ao modo de formular a