imperio romano
A sociedade se ruralizou após a queda do império romano para fugir das invasões bárbaras.A sociedade se organizou em latifúndios que visavam a produção autossuficiente sem a nessecidade de comércio.As propriedades se organizavam em feudo. Na base da pirâmide vinha os servos que cuidavam da produção e pagavam altos impostos em troca de abrigo e proteção nas guerras.
Desenvolvimento
Império Romano foi um Estado que se desenvolveu a partir da península Itálica, durante o período pós-republicano da antiga civilização romana, caracterizado por uma forma autocrática de governo e por grandes propriedades territoriais na Europa e em torno do Mediterrâneo.
O Império Romano ocidental entrou em declínio no século iii, as causas da crise do Império Romano foi: A Enorme extensão territorial do império que dificultava a administração e controle militar. E também, com o fim das guerras de conquistas, diminuíram a entrada de escravos. Com menos mão-de-obra ocorreu uma forte crise na produção de alimentos. A queda na produção de alimentos gerou a diminuição na arrecadação de impostos. Com menos recursos, o império passou a ter dificuldades em manter o enorme exército, com o Aumento dos conflitos entre as classes de patrícios e plebeus, gerou instabilidade política. O Aumento da corrupção no centro do império (Roma) e nas províncias (regiões conquistadas). Por esses motivos o império romano enfraquecido, foi dividido em dois e a parte ocidental não resistiu às invasões dos bárbaros germânicos.
A queda do Império Romano foi causada por uma série de fatores, entre os quais as invasões bárbaras que causaram a derrubada final do Estado.
A ruralização do Império Romano aconteceu após sua queda, pois tudo q aconteceu com na queda fizeram o desemprego aumentar junto com a inflação e desvalorização da moeda,que atingiu em cheio as cidades muito populosas,elas começaram a sofre com o desabastecimento e falta de assistencia das autoridades isso fez a população abandonar