pedagogia
Vygotsky
2- POSTURA DO PROFESSOR E SUA RELAÇÃO COM O ALUNO;
A relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente. Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.Para Vygotsky, a construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a ação intrapsíquica do sujeito.Assim, Vygotsky conceituou o desenvolvimento intelectual de cada pessoa em dois níveis: um real e um potencial. O real é aquele já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria porque já tem um conhecimento consolidado. Por exemplo, se domina a adição esse é um nível de desenvolvimento.
3 VISÃO PEDAGÓGICA SOBRE A APRENDIZAGEM;
Ainda no que tange ao desenvolvimento eá relevancia de um ensino sistematizado,Vygotsky realizou estudos com o objetivo de verificar o curso do desenvolvimento infantil no processo de aprendizagem escolar e especificamente o desenvolvimento do conhecimento cientifico.
Inicia-se pelo trabalho com o próprio conceito como tal,pela definiçaõ verbal do conceito,por operaçoes que pressupoe a aplicaçao não espontanea desse conceito.
Assim,a questao dos conceitos cientificos tem relaçao direta com o ensino e o desenvolvimento em que os conceitos espontaneos,por meio da aprendizagem,tornam possiveis o surgimento e ao mesmo tempo o seu desenvolvimento na medida em que o ensino proporciona a criança a apropriaçao dos conhecimentos cientificos produzidos ao longo da historia pelo homem influenciando no9 aparecimento da consciencia e do pensamento teorico.
Nesse sentido,e importante que a criança esteja