Gestão com Pessoas
A Beta LTDA, organização prestadora de serviços, prestes a completar 45 anos de existência, cresceu e se expandiu por dezenas de unidades e oferece mais de 75 serviços de mesma natureza, porém diversificados, estando presente em mais de 140 municípios maranhenses, com mais de 30.000 clientes. Ainda assim, mais 13 municípios esperam seus serviços, em face de um projeto de expansão aprovado e eis aí um paradoxo: pois enfrenta uma pressão por crescimento que lhe compromete e controla. Tal expansão não é possível conter-se, mas é provocada de dentro para fora de casa, e esta não encontra meios de atendê-la em níveis satisfatórios de expectativa.
Alguns aspectos são relevantes à Beta LTDA:
• É necessário um crescimento quantitativo do quadro de funcionários;
• Existe pouca qualificação profissional;
• Dependência dos Órgãos Estaduais de Gestão Financeira;
• A Beta LTDA tem feito muito ao estado do Maranhão;
• A empresa precisa de um planejamento mais eficaz.
Com essas informações foi solicitada à equipe a elaboração de um modelo estrutural e funcional de Gestão Estratégica de Pessoas a ser apresentado à diretoria da Beta LTDA.
2. DIRETRIZES
Para a elaboração do modelo estrutural e funcional de Gestão Estratégica de Pessoas, devem-se considerar as seguintes diretrizes:
1. Descrever os principais aspectos favoráveis e desfavoráveis atualmente da Beta LTDA
2. Prosseguindo, pensando no objetivo de crescimento e/ou desenvolvimento até 2018, elaborar um modelo estrutural de Gestão Estratégica de Pessoas para Beta LTDA, levando em conta:
a. A elaboração da estrutura hierárquica, estratégica, funcional e integrativa pela Beta LTDA;
b. Os subsistemas de manter e desenvolver pessoas e profissionais de GEP na estrutura elaborada;
c. Descrever o perfil pessoal e profissional de um gestor de pessoas para BETA LTDA, adequando para esse processo de intervenção até 2018.
3. ASPECTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS
FAVORÁVEIS
•