Gestor organizacional x consultor – consultoria
1. Quais as características pessoais importantes para o gestor organizacional? O gestor organizacional deve ter as seguintes características: automotivação, iniciativa, responsabilidade, dedicação, ambição, capacidade de aprender, capacidade de trabalho em equipe, ser voltado para resultado, ter atitude positiva (otimistas, colaborativos, sociáveis e participantes). Segundo Meireles, “as organizações desejam profissionais de Administração com as seguintes características: Capacidade de identificar prioridades; Capacidade de operacionalizar idéias; Capacidade de delegar funções; Habilidade para identificar oportunidades; Capacidade de comunicação, redação e criatividade; Capacidade de trabalho em equipe; Capacidade de liderança; Disposição para correr riscos e responsabilidade; Facilidade de relacionamento interpessoal; Domínio de métodos e técnicas de trabalho; Capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos; Capacidade de estabelecer e consolidar relações; Capacidade de subordinar-se e obedecer à autoridade." (2003, p. 34).
2. Quais habilidades são recomendadas para o gestor na atualidade?
O gestor administrativo precisa dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na organização:
Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. Cabe ao gestor utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação.
Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento, consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.
Habilidades Conceituais são as habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa. Consiste na capacidade de