Ética no serviço social
1- Explicite sua compreensão sobre a ética profissional como modo particular de realização ética.
A práxis ética atravessa a totalidade da vida social, portanto não tem como existir duas éticas diferenciadas, uma para a vida particular e outra para a vida profissional; seus fundamentos (da ética), devem ser procurados nos fundamentos do próprio homem, pois a profissão se legitima socialmente à partir das necessidades históricas e essas necessidades estão carregadas de motivações valorativas. As abordagens ontológicas propõe que possamos ir além do que a aparência nos mostra. Assim a ética profissional tem suas particularidades nas relações contraditórias das demandas apresentadas ao trabalho profissional, nos conflitos éticos que existem nas relações de classes, no direcionamento ético e político do profissional dentro da sociedade.
A ética se objetiva na intervenção profissional teoricamente (através de uma dada concepção ética crítica e histórica); praticamente (através das ações que viabilizem a apropriação, por partir dos indivíduos, de suas capacidades e potencialidades, de suas necessidades e direitos). Na medida em que a ética profissional vincula-se a um ideário, buscando alargar as suas bases sociais na sociedade, junto aos movimentos e sujeitos defensores destes valores e desse projeto, o que é evidentemente um objetivo ético-político. (Barroco, 2010. pag. 230)
2 – Aborde os principais aspectos da ética profissional conservadora e situe os Códigos de Ética nos quais a ética conservadora se expressa.
Seu fundamento teórico é o Positivismo: teoria que naturalizava as desigualdades sociais. Para o positivismo, a sociedade é uma extensão da natureza, onde não se via contradições, portanto uma sociedade harmônica. Seu fundamento filosófico é o Neotomismo: baseado no pensamento de São Tomás de Aquino, mesma base da Igreja Católica, que estava presente em todos os aspectos da vida dos indivíduos; através das