Etica serviço social
INTRODUÇÃO:
O Brasil, após a crise Mundial de 1929, começou seu processo de Industrialização. O Governo Varguista implementou várias políticas econômicas, tais como: apoio à créditos, cobrava menos impostos , para que o empresariado investissem mais em fábricas com o capital 100% nacional e criou grandes empresas estatais. Por outro lado, como forma de conter as manifestações da classe operária, que era a força produtiva da capitalismo, instituiu vários direitos e benefícios sociais, a exemplo da CLT a Previdência Social ,as empresas denominadas S – Sesi, Senai e Sesc etc...
O crescimento desordenado do espaço urbano, tirando o homem do campo para as grandes metrópoles, ocasionou desigualdade exorbitante na sociedade, como fome, miséria, proliferação das favelas, enfim grandes desigualdades sociais.
Neste contexto, surge o Serviço Social, primeiro como movimento da Igreja Católica, liderado pelas damas da Sociedade, como forma de amenizar o sofrimento desta parcela da população, de uma forma Assistencialista e também com a criação das primeiras Escolas de Serviço Social do país, e depois, através do Governo com a criação de politicas públicas para resolver as questões sociais , como uma forma de conter os conflitos da classe operária.
A partir deste cenário, surge o Serviço Social, por meio de seus agentes(Assistentes Sociais) vai buscar sua legitimação, regulamentação. Introduz o seus Códigos de Ética: 1947, 1965, 1986 e o atual de 1993.Eles vão sendo elaborado, reformulado, implementado no seu contexto de acordo com a realidade filosófica, antropológica, política , econômica e social do homem como um Ser Social .
as transformações ocorridas numa sociedade, ocorrem de acordo com o movimento interligados dos setores sociais, políticos econômicos e culturais de uma nação e os códigos de Ética do Serviço Social foram constituídos, implementados a partir destas ideologias.
O Código de Ética de 1947