Diagnóstico Organizacional e Consultoria Interna
Figura 1 - Desenvolvimento do Diagnóstico Organizacional:
Como analisar a situação organizacional? Por hipótese, a leitura, a análise e a interpretação da realidade está estritamente associada a perspectiva do examinador, conforme estudos anteriormente realizados. Acreditamos que cada um de nós compreende tendências, repertórios conceituais e vivências, distintos uns dos outros, que irão conformar nosso modo de pensar, decidir e agir. Desta forma, resultarão modos diversos de apreensão da realidade.
ETAPAS DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DO DIAGNÓSTICO ENTREVISTA COM O PESSOAL DE LIDERANÇA E COLABORADORES
TABULAÇÃO DOS DADOS
DIGITAÇÃO/CONFERÊNCIA
EMISSÃO DOS RELATÓRIOS
ANÁLISES E INTERPRETAÇÕES
CRUZAMENTOS DAS RESPOSTAS
DESTAQUES DE PONTOS FORTES E FRACOS
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
RELATÓRIOS
REUNIÕES DE APRESENTAÇÃO E
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO
Nosso objetivo nesta aula é apresentar as práticas de Diagnóstico na gestão organizacional de modo a facilitar a compreensão quanto a Organização atuar como uma entidade em permanente processo de mudanças. Nesse sentido, o Diagnóstico Organizacional é considerado como uma fase do processo global de intervenção numa empresa, visando efetuar mudanças planejadas. A partir do presente (visão do Presente), o diagnóstico estratégico traça um plano para almejar a situação futura (visão de futuro) e sua estratégia de como chegar lá.
A partir de uma metodologia adequada, o profissional (analista ou consultor) torna-se possível melhorar o conhecimento sobre a empresa e a partir daí, recomendar soluções para as questões levantadas. (Coopers & Lybrand,1996).
É um mecanismo para que os profissionais estabeleçam medidas de ação adequadas, levando a organização a obter níveis de desempenho considerados no mínimo, satisfatórios para que a empresa