Gestor de pessoas
Evolução da Gestão de Pessoas nas Organizações
Década de 30
O RH era constituído pelos donos das empresas. Utilizavam-se do conceito"manda quem pode, obedece quem tem juízo".Esse período instituiu no Brasil a fase de controle ostensivo da classe trabalhadora,em que de um lado estava o Ministério do Trabalho ligado ao sindicato e, de outro, o controle interno, por intermédio das chefias depessoal. Para completar, as empresas não se preocupavam com a mão-de-obra,pois que esta era abundante e barata.Apesar da tirania, era uma área centrada nos resultados.
Década de 40
O RH era constituído por advogados, especialistas em entender as leis para não cumpri-las. Getúlio Vargas promulga a CLT, inspirada na carta fascista de Mussolini. Surgem as primeiras juntas trabalhistas e as primeiras reclamações. É um momento marcado pelo antagonismo entre as partes.
Década de 50
O RH era constituído por engenheiros. Fase de industrialização do País onde o Rh se resume a estudos de tempo e movimento. Para as empresas, os Recursos Humanos não são pessoas, mas sim processos. Taylor e Fayol, autores da Teoria Geral da Administração e estudiosos da Administração como ciência são os gurus da época
Década de 60 As empresas descobrem o trabalho em equipe e pela primeira vez não fazem RH pensando só em si mesmas mas principalmente no sindicato patronal e no de funcionários.Foi na década de 60 que passou a surgir o termo administração de pessoal,o ser humano, embora reconhecido e necessário na empresa, era ainda visto de forma fragmentada: uma pessoa submissa, de baixa iniciativa e criatividade.
Década de 70 e Década de 80
O RH é constituído por Administradores de empresas. Eles mediam o próprio poder pelo tamanho da estrutura que tinham para gerenciar, então os organogramas das corporações eram imensos e inchados desnecessariamente. A partir de 1978 até 1988, a melhoria de componentes tecnológicos evoluiu para máquinas menores e mais eficientes com