Gestao
Após entrevista e a experiência que estamos tendo com a Diretora e coordenadora da Escola Santa Tereza das Rosas, observamos que todo ambiente escolar nos trás diversas situações simples e complicadas para resolver. O dinamismo e o profissionalismo são fatores importantes para a resolução das mais diversas situações do cotidiano escolar.
Dentre varias apresentadas uma nos chamou a atenção. Uma mãe no ato da matrícula pediu para falar com a coordenação da escola para relatar um fato acontecido na gravidez dela, que a mesma tinha sido atacada por um cachorro e como consequência desta fatalidade a criança nascerá com um problema devido a mordida do animal e que realmente chamava atenção dos colegas, e que a criança já tinha passado por duas escolas e não tinha conseguido adaptação para concluir os estudos e nas duas vezes ela tinha retirado antes de concluir o ano letivo.
No início do ano, observamos que realmente a criança além de sofrer pela situação, outras particularidades aconteciam. Como já tinha sofrido em outras escolas a própria criança já tinha suas armas de defesas e respostas prontas para enfrentar os coleguinhas. A educadora já tinha sido avisada da situação da aluna e foi aí que começaram um trabalho educativo de incentivo e socialização com todos alunos em sala. Foram trabalhados vários temas com atividades escritas e práticas. Alguns exemplos de temas: As diferenças entre pessoas como: cor e raça; tipos de moradias; as atividades práticas foram as brincadeiras de roda para o incentivo ao toque e as explicações e conversas foram muito importante para a socialização de todos. Observamos que o objetivo foi alcançado e aluna segue tranquila com relação aos amigos em sala.
As diferenças sempre vão acontecer no ambiente escolar e outras situações sempre ocorrem durante o ano letivo as mais comuns são: homossexualismo entre alunos ou pais dos alunos, preconceito de cor e raça, o social, o financeiro, problemas com os pais,