Brics e os eua
Como decorrência do potencial de produção industrial de alguns países, e do potencial de produção agrícola de outros, haverá uma clara divisão na atribuição dos países que compõem os BRICS: ao Brasil e à Rússia, caberia o papel de produtor de alimentos e petróleo, respectivamente. Ambos também seriam fornecedores de matérias primas. Os negócios de serviços e manufatura estariam principalmente localizados na Índia e China, respectivamente.
Vocês acreditam na viabilidade dessas “nova ordem” mundial? Nesse contexto, qual seria o papel dos Estados Unidos e União Européia? Apoiem a reflexão, necessariamente, com dados quantitativos.
Reflexão: O Peso econômico dos BRICS é considerável para a economia mundial. Entre 2003 e 2007, o crescimento dos países representou 65% da expansão do PIB mundial. Hoje o poder de compra do BRICS já supera os Estados Unidos e a União Européia.
O que sustenta os BRICS é a vontade política se seus membros. Não existe um documento constitutivo, nem um secretariado fixo e nem fundos destinados a financiar suas atividades.
Os BRICS foi criado com o objetivo de estudar a economia dos países emergentes que o fazem parte para juntas superarem até 2050as economias dos países mais ricos G6.
De acordo com um estudo previsto, até 2050 o grupo poderá ter 42% da população mundiale um PIB de mais de US$ 85 trilhões (14,6%) bem como 12,8% do valor do comércio e 50% de contribuição a economia global. Mesmo os cinco países não tendo uma aliança de comércio formal, têm negociado vários tratados de comércio e cooperação para o crescimento econômico dos mesmos. Os BRICS enfrentam desafios diferentes para manter o crescimento de cada país participante, por isso fica mais difícil superarem o G6, ainda mais sendo cinco países emergentes.
Seria possível a viabilidade dessa nova “ordem mundial” já que os BRICS estão ganhando grande espaço na economia mundial, o Brasil é um país exportador de produtos agropecuários como soja,