Gestao
O processo de gerenciamento de projecto tem se tornado vital para organizações a medida em que mais e mais novos negócios vão se revestindo da aura de projecto e passam a exigir um cabedal de técnicas gerenciais que nem sempre estão disponíveis nas empresas.
Um projecto é um empreendimento temporário, com data de início e fim, cujo objectivo é criar ou aperfeiçoar um produto ou serviço. Gerenciar um projecto é actuar de forma a atingir os objectivos propostos dentro de parâmetros de qualidade determinados, obedecendo a um planeamento prévio de prazos (cronograma) e custos (orçamento). Ou seja, dadas as metas e as restrições de recursos e tempo, cabe ao gerente de projectos garantir que ele atinja os objectivos propostos.
Muitas empresas estão adoptando a estrutura de projectos no seu dia-a-dia. Desde a concepção de um novo software até a implantação dos procedimentos de atendimento a clientes, desde a construção de uma ponte até a revisão dos processos de venda com vistas a aumentar a taxa de fechamento de negócios, muitos empreendimentos no seio das organizações se enquadram na classe de projectos. Nos mais diversos sectores, a abordagem de gerenciamento de projectos está
Ganhando terreno por permitir um melhor uso dos recursos para se atingir objectivos bem definidos pela organização. Sabendo da importância de se gerenciar bem um projecto, vamos ver os passos que nos levam a melhorar nossas habilidades de gerenciamento de projecto
II. Conceitos de Gestão
Generica:
Segundo Pensadores:
Davenport (1994), seria uma ordenação específica das actividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, inputs e outputs claramente identificados, enfim, uma estrutura para acção. Já Harrington (1993) o define como sendo um grupo de tarefas interligadas logicamente, que utilizam os recursos da Organização para gerar os resultados definidos, de forma a apoiar os seus objectivos.
Johansson et al. (1995), processo é o conjunto de