Notas de aula de circuitos elétricos
DISCIPLINA: ELETRICIDADE BÁSICA
NOTAS DE AULA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS - PARTE DC Introdução a Circuitos Elétricos A teoria de circuitos elétricos teve início em 20 de março de 1800, quando o físico italiano Alessandro Volta anunciou a invenção da bateria elétrica. Circuito elétrico é um conjunto de elementos elétricos – resistores, capacitores, indutores e fontes – interconectados entre si de maneira específica. Conceitos Fundamentais Carga elétrica: é uma grandeza fundamental, tal como a massa, o comprimento e o tempo. Existem duas espécies de cargas elétricas: positiva e negativa. A unidade de carga elétrica no Sistema Internacional (SI) é o coulomb (C), e a menor quantidade de carga elétrica conhecida é a possuída por um elétron e é igual a – 1,6x10-19 C. Corrente elétrica: a corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas (positivas ou negativas) através de uma seção transversal por unidade de tempo. seção transversal cargas
1
PROF. PAULO HENRIQUE OGATA
No SI, a unidade de corrente elétrica é o coulomb por segundo (C/s) que é denominado ampère (A). As correntes elétricas são, em geral, função do tempo, e podem ser classificadas em: Corrente contínua (CC ou DC em inglês): corrente que não varia com o tempo. Corrente alternada (CA ou AC em inglês): corrente que varia periodicamente no tempo. Campo elétrico: consideremos uma carga elétrica q, em um ponto qualquer do espaço, sujeita a uma força eletrostática F . O campo elétrico E é definido como a razão da força F e a carga q no ponto:
F
q
E
E=
F q
O campo elétrico tem a mesma direção da força e terá o mesmo sentido se a carga for positiva. A unidade de campo elétrico é o newton por coulomb (N/C). Diferença de potencial: consideremos uma carga elétrica q, sujeita a uma força eletrostática F , deslocando-se de um ponto A até um ponto B:
F
A q
E d θ
B
I =
∆q ∆t
O trabalho realizado pela força F será: Como F