gestao
Através da elaboração de demonstrações contábeis pode-se fazer uma analise dos dados apontando a saúde financeira da empresa, o que é chamado de analise das demonstrações financeiras.
Um dos grandes objetivos dessa analise é saber quais as decisões que devem ser tomadas para o próximo período contábil.
“As demonstrações contábeis fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com as regras contábeis, A analise do balanço transforma esses dados em informações e será tanto mais eficiente quanto melhores informações produzir.” Matarazzo (1998, p17)
Essa analise deve ser calculada em cima dos relatórios contábeis, e as informações obtidas através desses cálculos é que devem influenciar nas decisões a serem tomadas, já que elas indicam pontos fortes e fracos da corporação.
Nas palavras de Matarazzo,“os índices constituem a técnica de análise mais empregada.[...] A característica fundamental dos índices é fornecer visão ampla da situação econômica ou financeira da empresa” (1998, p153)
Para facilitar a análise pelos administradores foi criado um padrão para estes relatórios simplificando e agilizando uma comparação de períodos e contas e tornando mais difícil a falsificação de dados.
4. ÍNDICES- PADRÃO
A análise dos índices econômicos visa analisar, acompanhar e comparar o desempenho da empresa entre diferentes períodos no ano ou mesmo entre diferentes anos de operação. A ação mais importante será então a análise destes índices e a interpretação do resultado verificado, analisando se é muito alto ou muito baixo, se é bom ou ruim e se houve ou não evolução.
Os índices obtidos a partir dos dados contábeis podem ser avaliados pelo seu significado intrínseco, pela comparação ao longo de vários exercícios e pela comparação com índices de outras empresas. A forma intrínseca tem muitas limitações e pode ser tida como excessivamente dependente da subjetividade do analista, por sua vez, a comparação dos índices no tempo