Iluminismo
Política: candidatos as eleições de 2014, e seus projetos
Bruna Juriatti
8° ano
História
Após quatro anos da presidência de Dilma Roussef (PT) em 2014 haverá uma nova eleição para o cargo, onde se encontram onze candidatos, os quais projetos de governo serão apresentados:
Aécio Neves;
Dilma Roussef;
Luciana Genro;
Marina Silva;
Eduardo Jorge;
Levy Fidelix;
Pastor Everaldo;
José Maria Eymael;
Mauro Iasi;
Rui Costa Pimenta;
Zé Maria; Sendo que os três últimos da lista não participam de debates. Portanto, seus projetos não serão apresentados. Levy e Eymael serão desfavorecidos por serem os com menos probabilidade de chegar ao 2° turno, também tendo seus projetos não apresentados.
Aécio Neves, do PSDB, diz ser contra a legalização da maconha e aborto no Brasil, e se for eleito, manterá e aprimorará os programas do atual governo. Aécio diz ainda, que reformas precisam ser feitas na política, na simplificação do sistema tributário e no estado. Propondo resgatar o setor público e resgatar a capacidade de investimento das indústrias, principalmente as de manufaturados. Na reforma agrária ele diz precisar manter no campo pessoas vocacionadas e garantir apoio técnico à produção. O candidato afirmou que vai reduzir as desigualdades no Brasil, investindo na educação e no turismo, mais na Região Nordeste do que nas demais. O candidato do PSDB, para melhorar a segurança pública, defende alterações no Código Penal para reduzir a maioridade penal há 16 anos. Aécio tem 4,5 minutos por bloco de horário eleitoral. Foi o primeiro candidato a se pronunciar sobre o Nordeste.
Dilma Roussef, do PT, é contra a descriminalização da maconha e a favor do aborto pelo SUS em casos de violência sexual e quando o feto é anencéfalo. A realização de um plebiscito sobre a convocação de uma assembléia constituinte exclusiva para a reforma política é a principal proposta apresentada pela presidente Dilma Rousseff. Dilma conclamou a sociedade