GESTAO
Segundo Idalberto Chiavenato enfoca que a remuneração não visa apenas recompensar os colaboradores por seu trabalho e dedicação, mas ajudá-los a ter uma vida melhor, com suas mentes livres de preocupações que possam ocorrer no dia a dia. Alem de se estudar quais benefícios são mais adequados ao nível hierárquico e posição dentro da empresa, quanto mais estes benefícios estão focados nas necessidades reais de seus colaboradores, melhor qualidade de serviço poderá ser observada na organização, pois assim terão colaboradores focados na operação.
CONCEITO DE BENEFÍCIOS SOCIAIS
Benefícios são qualificados como regalias que a organização concede a seus associados, podendo ser assistência médica, seguro de vida, alimentação subsidiada, planos de pensão aposentadoria entre outros, tendo como principal foco livrar os colaboradores de uma série de transtornos. Deve entender também que os benefícios sociais estão intimamente relacionados com aspectos de responsabilidade social da organização.
ORIGENS DOS BENEFÍCIOS
No passado os benefícios estavam fortemente atrelados ao paternalismo nas organizações, já hoje em dia tem como foco também ser atrativos com que as organizações retêm seus talentos. Alem deste outros pontos são levados em consideração em se oferecer benefícios com:
· Competição por talentos nas organizações
· Uma nova atitude das pessoas quanto aos benefícios sociais
Além dos citados acima, observou-se que os benefícios oferecidos pelas organizações diminuíram a rotatividade de toda a gama de funcionários, sendo assim os mesmo estavam lá não só pelo salário, mas os outros benefícios oferecidos.
TIPOS DE BENEFÍCIOS
A variação de benefícios é diversa, sendo classificados da seguinte forma:
1. Quanto a sua exigência legal: que são aqueles exigidos pela legislação trabalhista, ou previdenciária sendo eles:
· Férias
· Salários
· 13º salário
· Aposentadoria
· Seguro de acidentes de trabalho
· Auxílio doença
·