Estados Unidos: uma grande potência
2
INTRODUÇÃO
Muito se discute sobre a grande potencia mundial que é os Estados
Unidos da América. Portanto, é com base nesse fato que este trabalho de pesquisa aborda como tema: a Economia estadunidense e o mundo atual.
Assim, trazendo a tona também, como este país conseguiu sua independência da grande metrópole e mostrando ainda, como ele domina a economia mundial apesar das grandes crises que já enfrentou.
Para tanto, foram utilizados sites de pesquisa que abordavam como tema central a economia dos Estados Unidos, a maneira como ela funciona e também, que relatavam como foram a duas crises que essa grande potencia já superou. Desta forma, o objetivo desse trabalho é adquirir conhecimento através da análise realizada sobre o país economicamente e também, entender como foi o processo de independência e como os Estados Unidos se tornou essa grande potencia mundial, que domina o mundo em questões econômicas.
3
1. ESTADOS UNIDOS
1.1 Independência
Os Estados Unidos era formado por 13 colônias, isto, antes da sua independência, essas que eram controladas pela Inglaterra, a grande metrópole. No século XVIII, os ingleses arrecadavam lucros e exploravam recursos naturais e minerais através das colônias americanas, pois esses recursos nem eram encontrados na Europa.
Além da exploração de minerais e vegetais, a Inglaterra também cobravam altas taxas de impostos das colônias, o que aumentava ainda mais a riqueza deles. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.
A Independência das treze colônias inglesas da América do Norte foi um movimento de grande importância, pois foi o primeiro movimento de emancipação que alcançou resultado efetivo, sendo considerada como uma das Revoluções Burguesas do século XVIII.
Apesar do domínio inglês, a maioria da sociedade nos Estados Unidos queria a emancipação, este que seria fruto da independência, pois só