as grande pontencias globais
Há um grande debate quanto a quais nações constituem as grandes potências do mundo. Basicamente a pergunta foi respondida pelo recurso "ao bom senso". Isto levou a muita análise subjetiva, com pouco acordo em uma lista definitiva. Uma segunda aproximação que foi tomada, foi uma tentativa de desenvolver uma noção conceptual de grandes potências — critérios derivam que então podem ser aplicados em um exame histórico para identificar aqueles países que têm, ou tiveram, esta posição.
História[editar]
Different sets of great, or significant, os poderes existiram em todas as partes da história; contudo o termo grande potência só foi usado como um discurso escolar ou diplomático desde o Congresso de Viena da era pós-napoleônica em 1815. O Congresso estabeleceu o Concerto da Europa como uma tentativa de conservar a paz depois dos anos das Guerras Napoleônicas.
O Congresso de Viena.
O Lord Castlereagh, Secretário do Exterior Britânico, usou o termo pela primeira vez no seu contexto diplomático, em uma carta remetida em 13 de Fevereiro de 1814. Ele afirmou que:
Ele permite-me a grande satisfação para informá-lo que há cada perspectiva do Congresso que termina com um acordo geral e Garantia entre as grandes potências da Europa, com uma determinação de apoiar o acordo, e virar a influência geral e se necessário os braços gerais contra o Poder que tentará primeiro disturbar a paz Continental.
O Congresso de Viena compôs-se de cinco potências principais: o Reino Unido,