estudante
BOYNE,John. O menino do pijama listrado. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
John Boyne nasceu em 1971 em Dublin, na Irlanda, é autor de sete romances e seus livros já foram traduzidos para mais de trinta idiomas. O menino do pijama listrado, diferentemente de seus outros livros, foi escrito em apenas dois dias e meio, já virou filme e venceu dois Irish Book Awards e foi finalista British Book Awards. Estudou lingua Inglesa e Literatura, e, por ser apaixonado por livros, sabendo da dificuldade em ter um publicado, resolveu trabalhar em uma livraria, para assim ficar mais próximo deles. Para Boyne deu certo, Após sua públicação, O menino do pijama listrado foi sucesso de vendas, ficando por mais de um ano em primeiro lugar dos mais vendidos de sua terra natal.
Narrado na terceira pessoa, o livro trás a história de Bruno, um garoto de nove anos que apesar de vive-lo, não faz a menor idéia do que é o Holocausto, nem que seu país etsá em guerra e sua família envolvida nisso tudo, muito menos qual é o final trágico dos Judeus- tido como solução-. Bruno sabe apenas que vai ter que se mudar, abandonando o conforto de sua casa imensa e espaçosa, seus amigos, segundo ele, os melhores de todos os amigos, para morar em um lugar desolado e distante, onde não existe nada para uma criança fazer, sem ninguém para brincar.
Bruno tem uma irmã de doze anos, Gretel, mas que age como se tivesse muito mais idade, para ele, Gretel é um "caso perdido", típica menina entrando na adolescencia. Já o pai de Bruno tem plena consciência do que faz, pois é um dos homens de confiança do Fúria ( nome dado à Hitler no livro), e tem planos para "dar um jeito" nos Judeus.
Da janela e seu quarto novo, Bruno tem apenas uma visão, centenas de pessoas que passam o dia inteiro de pijama, um pijama listrado cinza e branco, e dentro de um cercado.
Desobedecendo as ordens da mãe, Bruno se aproxima da cerca, onde conhece um garoto, que surpreendentemente nasceu no mesmo dia