gestao
Ementa: 1-Introdução /2-Gestão ambiental pública/ 3 Responsabilidade socioambiental/ 4 Sistema de gestão ambiental na empresa /5 As normas da ISO 14000. 1 INTRODUÇÃO A dependência do homem em relação ao seu meio-ambiente é inegável. É do meio que ele recebe o ar que respira, e de onde ele extrai seu alimento, sua bebida e sua proteção contra as ações do clima (chuva, frio e etc). É também desse meio que ele extrai materiais para suas ferramentas e construções (recursos naturais), a energia para mover suas máquinas e ferramentas (recursos energéticos), e onde ele descarta seus dejetos e resíduos. Cuidar do meio-ambiente significa, portanto preservar a própria espécie humana. O meio-ambiente, por sua vez se mantém equilibrado através de uma sensível teia de relações complexas entre solo, clima, paisagem, animais, vegetais, fungos, protistas, bactérias e vírus, que até hoje não foram totalmente compreendidas pela ciência: a biodiversidade. Podemos destacar quatro aspectos contidos na classificação de meio-ambiente. MEIO AMBIENTE NATURAL (OU FÍSICO) – É constituído pelo solo, pela água, pelo ar atmosférico, pela flora e pela fauna. Quando é lançado em qualquer corrente de água um produto tóxico, que provoca a morte dos seres vivos daquele habitat, temos um exemplo de agressão ao meio-ambiente físico.
MEIO AMBIENTE CULTURAL ( Construído pelo homem, enquanto expressão de sua cultura) É constituído pelo patrimônio histórico artístico, cientifico, arqueológico, paisagístico e turístico.
MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL É constituído pelo espaço urbano construído ( conjunto de edificações e equipamentos públicos colocados à disposição da coletividade), observando-se que neste conceito não se exclui o meio-ambiente rural, uma vez que se refere a todos os espaços habitáveis, no tocante ao pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantia do bem estar de seus habitantes. Quando o seu vizinho do andar superior não se