Gestao
Segundo Milaré (2009), a tomada de consciência para os graves problemas ambientais atuais partiu da elevada degradação do meio ambiente urbano, é nas cidades que deparamos com grandes problemas ambientais que preocupam os moradores, visitantes e estudiosos. A junção do desenvolvimento industrial e a falta de condições do meio rural resultou no adensamento urbano que causou um desequilíbrio urbano inclusive na questão ambiental que ainda não conseguiu solucionar. Uma fonte permanente de preocupação é a exploração do próprio homem e a poluição do solo, ar e água causam alterações no ambiente.
Com tais preocupações as metas é ter um ambiente saudável onde precisa ter uma cidade sustentável, com isso alcançaremos uma qualidade de vida sadia e um meio ambiente não poluído.
O tema poluição do solo cada vez torna uma preocupação para as pessoas, pois significa também um problema de saúde publica, este tema é preocupaste porque o solo tem sido usado por gerações como receptor de substancias gerado pela atividade do homem sabendo que o solo é um recurso limitado, a sua poluição tende a ser localizada, tem caráter cumulativo e baixa mobilidade dos poluentes. O solo é o principal suporte físico do homem tornando de baixa percepção as agressões sofridas nele por parte da sociedade, por isso se deve dar uma atenção especial a essa fonte, pois ele é de suma importância pelo homem e tal que esta destruindo sem sentir.
- ATUAÇÃO DA AGÊNCIA AMBIENTAL:
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB é a agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.
A Cetesb iniciou as ações corretivas sobre áreas contaminadas a partir de 1980. Em 1990 se empenhou no aperfeiçoamento da metodologia do gerenciamento das áreas, devido ao crescente número de casos. Depois de