gestao
Relações Humanas = ciência do comportamento humano.
As relações humanas ou interpessoais ocorrem em decorrência do processo de interação.
São eventos (acontecimentos) que se verificam em casa, na escola, na empresa.
Quando há conflito no relacionamento interpessoal, diz-se que há problemas de relações humanas.
Interferências ou reações, voluntárias ou involuntárias, intencionais ou não-intencionais, constituem o processo de interação humana que é complexo e ocorre permanentemente entre pessoas, sob comportamentos manifestos e não-manifestos, verbais e não-verbais, pensamentos, sentimentos, reações mentais e/ou físico-corporais.
Pessoas convivem e trabalham com pessoas e reagem às outras pessoas com as quais entram em contato; comunicam-se, simpatizam e sentem atrações, antipatizam e sentem aversões, aproximam-se, afastam-se, entram em conflito, competem, colaboram, desenvolvem afeto...
Um olhar, um sorriso, um gesto, uma postura corporal, um deslocamento físico de aproximação ou afastamento constituem formas não-verbais de interação entre pessoas.
Mesmo quando alguém vira as costas ou fica em silêncio, isto também é interação – e tem um significado, pois comunica algo aos outros. O fato de “sentir” a presença dos outros já é uma interação.
Personalidade: É o conjunto de características que diferenciam os indivíduos. Dizem respeito a crenças, valores, modelo mental, preconceitos, mitos, medos, experiências vividas, imagem que possui de si, desejos, temperamento, percepção, inteligência, caráter, um jeito específico de se comportar.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
É habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e à exigência da situação.
Envolve desenvolver:
Autopercepção e autoconhecimento
Flexibilidade perceptiva e comportamental
Feedback
Autopercepção envolve identificar e analisar crenças, atitudes, sentimentos e valores pessoais.
Autoconhecimento só