Gestao
A Evolução Histórica da Administração da Produção e Operações..
Á medida que o homem evoluía, a produção dos instrumentos também crescia, sendo a atividade ARTESANAL, a primeira atividade produtiva organizada.
Em 1764, com o advento da maquina a vapor,inventada por James Watt,tem inicio o processo de substituição da forma humana pela força da máquina (Produção Mecanizada).
Em 1776, começa uma revolução na forma de produzir, a Revolução Industrial, que possibilitou a padronização de produtos.Emerge então, o conceito de patrão e de empregado, juntamente o despertar para as necessidades de treinamento, planejamento, controle de produção e controle financeiro.
No final do século XIX apareceram alguns estudiosos do trabalho dentro das fábricas, dentre eles Taylor, que implementou a Administração como ciência. Por isso foi considerado o “Pai da Administração Científica”. Ele procurou sistematizar o conceito de produtividade, por meio da relação entre a medida de saídas/medida de ingressos no sistema produtivo. Esse sistema procurou avaliar com que eficiência os recursos vinham sendo aplicados. A partir daí, as empresas buscam, incessantemente, a melhor maneira de executar as atividades com o mínimo de custos.
Em 1910, Henry Ford popularizou o automóvel com a linha de montagem seriada. Nesse momento surge o conceito de PRODUÇÃO EM MASSA e, juntamente com ele, os conceitos de arranjo-físico, balanceamento de linha, manutenção preventiva, controle estatístico da qualidade e fluxograma de processos.
Na década de 60, com ajuda das pesquisas japonesas, o mundo conheceu o Just-in-time (produção no tempo justo). Os arranjos-físicos ficaram mais flexíveis com a introdução de células de produção e de sistemas computadorizados. Surgiu o benchmarking e