Gestao
Administração de empresas
Gestão do Conhecimento
Professor (a): Me. Rodrigo Rodrigues
Alunos:
Emannuela Maria de Oliveira Pimentel RA 385165
Gerlanne D’Garcia de A. Silva RA 382062
Lidyanne Patrícia Silva Valentim RA 387431
Wagner Luiz Farias Chapran RA 382221
Gestão do Conhecimento
Recife, 14 de Junho de 2012
Introdução A Gestão do Conhecimento é um processo para criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. Por meio de suas práticas, objetiva organiza de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio. A criação do conhecimento novo na empresa proporciona aos participantes, as principais noções de negociação, visando dar instrumentos para novas realizações e implantações na empresa deixando sempre claro a importância de cada colaborador em sua função.
Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados.
O segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo. O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto, motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas.
Constatado que a principal fonte de conhecimento já se encontra na própria empresa, faz-se necessário o seu gerenciamento, elaborando sempre estratégias, visando cada melhoria nas criações e implantando argumentos sobre cada conhecimento novo.
Por exemplo, saber o que há de novo no mercado, quais são as tendências para o negócio, monitorar continuamente os concorrentes para saber o que eles estão fazendo e o que pretendem fazer.
A empresa tem que manter seus conhecimentos acessíveis para seus colaboradores e buscar dos seus funcionários que eles elaborem treinamentos,