Ergonomia e ergologia
O trabalho humano passou por diversas mudanças desde a pré-história até a atual era do conhecimento. Ao longo deste período o homem vem sendo visto não apenas como máquina, mas como um ser pensante, com suas limitações e emoções. Uma preocupação maior com este ser e seu ambiente de trabalho, foi e ainda é objeto de estudo.
Este estudo sobre o homem e o trabalho, tem por finalidade escolher o perfil adequado que exige a profissão ou cargo, às habilidades do homem, tão importante quanto à adaptação do ambiente, espaço, corpo, ferramentas utilizadas pelo trabalhador.
Passamos a maior parte de nossas vidas no trabalho, por isso que o mesmo deve nos causar prazer, conforto, segurança, a fim de que traumas, fadigas, estresse e doenças possam ser evitados. Isto é o que sugere o estudo da ergologia, proporcionar melhores condições de trabalho ao homem, para que desempenhe com eficácia e com poucos custos sua tarefa.
ERGOLOGIA
A palavra ergologia é de origem grega, que quer dizer estudo do trabalho. A ergologia é a ciência que estuda a psicologia do trabalho humano, ou seja, todos os fatores que implicam no trabalho do homem. Serve como uma orientação tanto pela parte profissional como do ambiente operacional.
A profissiologia é o ramo da ergologia que estuda o perfil profissional do homem em relação ao trabalho. É responsável por estabelecer os grupos profissionais e as relações entre as profissões, bem como definir a localização geográfica e o modo de distribuição dos distintos ofícios, além de fazer a avaliação histórica das profissões e sua integração no processo produtivo. Já a profissiografia, outro ramo da profissiologia é uma descrição mais precisa do trabalho, cargos ou do perfil profissional que a empresa procura. Esta descrição é elaborada por meio de psicogramas, monografias profissionais, ou como são mais conhecidos, perfis profissiográficos, que nada mais são do que uma descrição do perfil,