gestãod e pessoas

4697 palavras 19 páginas
Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2004, vol. 7, pp. 41-49

Trabalho e gestão de si – para além dos
“recursos humanos”
Maria Elisa Siqueira Borges1

Este artigo pretende trazer algumas reflexões sobre a produção de uma nova subjetividade em relação ao trabalho a partir das demandas colocadas pelas modulações do capitalismo contemporâneo. Trata-se de pensar a Psicologia do Trabalho a partir das contribuições da
Ergologia, abordagem pluridisciplinar que estuda o trabalho a partir da atividade concreta de quem trabalha. O objetivo é compreender os desafios colocados para os profissionais de
Recursos Humanos no cenário contemporâneo a fim de propor transformações em suas práticas. Palavras-chaves: trabalho, Recursos Humanos, modulações do capitalismo, Ergologia.

Introdução

E

ste artigo tem como objetivo problematizar como a Ergonomia da Atividade Situada e a
Ergologia podem contribuir para repensar as práticas de trabalho do profissional de
Recursos Humanos (área hoje denominada como Gestão de Pessoas) a partir das demandas colocadas pelas modulações do capitalismo contemporâneo. Consideramos de grande relevância para o debate sobre Psicologia do Trabalho no Brasil a introdução das questões levantadas pela Ergonomia e, especialmente, pela Ergologia – uma “disciplina do pensamento”, como é chamada por seu maior representante, Yves Schwartz2.
O que buscamos afirmar neste texto é que as novas modulações do capitalismo exigem uma outra construção de subjetividade em relação ao trabalho.
O trabalhador da disciplina, da fragmentação, da monotonia e da repetição, cunhado por um modo de produção taylorista-fordista não mais atende às demandas do capital. O capitalismo contemporâneo demanda um trabalhador crítico, questionador, dinâmico, inovador, criativo e inteligente. Uma nova subjetividade é demandada e vem sendo produzida para atender às necessidades do sistema capitalista.
Cabe explicitar o que estamos denominando subjetividade

Relacionados

  • Saúde e segurança do trabalho
    3719 palavras | 15 páginas
  • Atividade Complementar
    10136 palavras | 41 páginas
  • Relat Act Terras
    24128 palavras | 97 páginas
  • a responsabilidade social como um fator de competitividade das organizações
    87971 palavras | 352 páginas