Gestao
Comportamento Organizacional se define na maneira como o indivíduo e organizações se portam diante de situações positivas ou negativas, situações relacionadas à ambientes externos e internos onde as ações da empresa/indivíduo podem refletir nos resultados esperados.
O comportamento de um indivíduo é influenciado não só pelo clima, estrutura, cultura de uma organização, mas também no tipo de vida que ele tem, levando em consideração tanto o emocional quanto o material, além de como ele vê e assimilam todas as mudanças e acontecimentos econômicos, políticos e sociais.
As organizações também podem ser influenciadas, pois alguns pontos como, cultura, estrutura, clima traz certa segurança nas empresas e para os colaboradores, pela tradição e tempo que as mesmas já têm consolidado no mercado. Mas esses fatores podem ser um ponto negativo quando muitas delas ficam presas as tradições e hierarquias que inibe o empregado que encontram barreiras entre o topo e a base organizacional e que gostaria de colaborar mais com suas experiências e tem que respeitar essas tradições.
Para amenizar relações conflitas, identificar problemas, aprimorar resultados, empresa e indivíduo devem identificar no ambiente as partes relacionadas que compõe o todo para que cada ponto seja equilibrado de acordo com a produção e objetivos esperados. Mas não adianta responder as questões do todo sem ter uma Visão Sistêmica.
Exemplificando essa visão, podemos observar o nosso próprio corpo. No questionamento se o mesmo estiver em perfeitas condições faz-se necessário analisá-lo por partes. Ninguém pode dizer que seu corpo goza de perfeita saúde se suas funções renais estão comprometidas, a circulação sanguínea não é favorável, se o coração tem palpitações e assim por diante.
É dessa forma que organização e indivíduo devem pensar, analisando todas as situações por partes que estão interligadas e formam o sistema.
O