gestao
CURSOS SEQÜENCIAIS – COORD. DE MARACANAÚ
GESTÃO DA QUALIDADE
COLETÂNEA DE TEXTOS
Orlando Vieira de Castro Júnior
Fortaleza – Ceará
2002
A ERA DA COMPETITIVIDADE
Vivemos atualmente em um mundo de constantes mudanças. Isso significa que as organizações precisam ser capazes de se adequar rapidamente às novas situações. É importante que, além de conhecer o que está mudando, as empresas observem as tendências de forma a se anteciparem a essas mudanças.
Algumas mudanças recentes têm alterado significativamente o ambiente em que as empresas estão inseridas:
a abertura da economia brasileira a partir da década de 90; o aumento do número de empresas e o conseqüente aumento da concorrência; a estabilidade da economia; as campanhas educativas, o código de defesa do consumidor e a evolução do mercado tornaram os consumidores mais conscientes e exigentes; a globalização da economia e a concorrência dos produtos estrangeiros; pressões sociais sobre as empresas; o crescimento da preocupação com o meio ambiente; a influência da política fiscal do governo; o “Custo Brasil”.
Estes fatos sinalizam, para o futuro, uma realidade de novas mudanças. Em síntese, a única verdade que não muda é a certeza de que tudo muda. Esta realidade onde a empresa está inserida é conhecida como ambiente.
O ambiente é formado pelas situações às quais as empresas estão sujeitas, representado pelo que está fora da empresa e que afeta a sua existência, constituindo pressões às empresas.
Um vez que é muito difícil para as empresas controlar os fatores do ambiente, externos a ela, a alternativa mais viável é que a empresa cuide de sua organização, procurando conhecer os fatores que alteram a sua existência de forma a se tornar forte o suficiente para suportar as mudanças.
Nesse sentido é que se faz necessário atuar de modo a reduzir a entropia organizacional que representa o grau de desorganização