Trabalho de Arquitetura
Este trabalho consiste em uma atividade da disciplina de História da Arte, do curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, que consiste em: expor e relatar fatos sobre o desenvolvimento da Arqueitetura Gótica, sua aplicação e sua diferenciação em relação a Arquitetura Românica. Foram realizadas pesquisas, e discursões sobre o assunto em sala de aula, juntamente com o professor da respectiva materia.
Essa arquitetura teve origem na França no período medieval, onde originalmente se chamava "Opus Francigenum” que significa Obra Francesa. O termo “gótico” só apareceu no final do Renascimento como um insulto ao estilo. O estilo gótico é identificado como o período das grandes catedrais. De fato, com suas construções começaram a ser definidos os princípios fundamentais desse estilo.
O estilo gótico ficou marcado em muitas catedrais europeias, entre elas a de Notre-Dame, Chartres, Colônia e Amiens, a maioria classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Muitas catedrais góticas caracterizam-se pelo verticalismo e majestade, denominando-se durante a Idade Média, como supremacia e influência para a população.
2 DESENVOLVIMENTO
O surgimento da Arte Gótica se deu na Europa, durante a Idade Média, partir do século XII, um período da arte que estendeu-se por 400 anos. Empregado pela primeira vez por Vasari, o termo “arte gótica” foi em 1550, no seu livro sobre as Vidas dos Mais Excelentes Pintores, Escultores e Arquitetos, e no início, possuía carater depreciativo,sinonimo de “inculto destruidor da arte clássica”,um conseito pejorativo época de bárbaros, um termo criado pelos teóricos italianos do século XV para algo que devia ser destruído, obscuro, carregado de apelos decorativos e com uma exagerada altura das torres. O estilo gótico é, antes de tudo, um estilo arquitetônico, mas o adjetivo gótico é empregado também para caracterizar as pinturas e as esculturas do período.
O termo